A primeira maquete - 2ª parte.

Resolvido o problema do assentamento dos trilhos passa-se a colocação do lastro, neste vídeo você poderá ver como o processo é realizado. Você encontra a técnica em diversos materiais escritos como o ferrovias para voce construir ou no site do Centro-Oeste na construção de maquetes, tirando a parte do trabalho e da calma não sobra nada, ou seja dará muito trabalho e você terá que ter muita calma.

Com relação a relevo de decoração existem diversas técnicas para se fazer terrenos, a primeira maquete optei pela técnica do papel craft, cola e papel absorvente. Voce encontra em diversos textos, como realizar, mas tambem no site da Centro-Oeste.(Veja aqui a técnica).
O resultado final ficou muito bom, porém existem outras técnicas que são mais trabalhosas em alguns aspectos e com resultados também muito interessantes.
Hoje por exmplo ao ver as fotos desta primeira maquete ela traz alguns problemas que se fossem feitas hoje não seriam cometidos, porém um conselho interessante, aprendemos com erros e acertos, por pior que possa parecer de imediato a nossa maquete ela nos serve para o desenvolvimento de técnicas, e aprendizado. Cada construção tem o seu grau de dificuldade, no meu caso, tudo era aprendizado. As técnicas de relevo, produção de vegetação, de material decorativo, montagem de edificações, proporção e escala foi fundamental na minha formação como ferreomodelista.