A 3ª e definitiva maquete - A parte elétrica

A parte elétrica básica já é conhecida de todos os ferreomodelistas, que envolvem alimentação dos trilhos dos amvs controles e etc.

Por se tratar de terceira maquete, esta em especial resolvi aplicar alguns principios que outrora estavam na prateleira. Assim diversos controles principalmente no que diz respeito a iluminação foram inseridos. Uma maquete com parte urbana envolve necessariamente a instalação de postes de iluminação. Tenho um estoque razoável de lâmpadas de 12 volts incandescentes menores que as lampadas de led. O tom amarelado dão o toque especial. Na primeira maquete já havia produzido um conjunto de postes e apenas um estava queimado. Observo que no mercado voce encontra material de excelente qualidade mas nada da mais gostos do que voce ver que seu projeto foi satisfatório. Porém nao deixei de incluir alguns postes artesanais de maior qualidade, adquiridos do nosso amigo Alfredo Lupatelli.

Outra coisa que atormenta a todo ferreomodelista é o tal do desengate. Os desengates magnéticos da Frateschi são ótimos, mas para fim de linha. Resolvi colocar em prática o projeto do desengate eletromagnético. Utilizando fio de cobre esmaltado 28 fiz duas bobinas envoltas em uma estrutura em forma de "t". Funcionam perfeitamente com a vantegem da chave na mão.

Outra inovação surgiu de um fórum, ao usar dois controladores a manobrabilidade é boa, porém tenho tres circuitos. No forum existia a sugestão de instalação de uma chave tipo HH na locomotiva, porém esta ideia é pouco prática, o que fiz foi colocar duas linhas isoladas no mesmo controlador e uma chave inversora assim tenho a opção de mesmo sentido ou sentido contrário, o que aumentou significativamente as possibilidades.

Por fim resolvi colocar um dimmer na iluminação, um pouco de trabalho alguns projetos mal sucedidos, mas no fim um potenciometro de 10k acompanhado de alguns resistores e um transistor retificador pronto.