Quando o molde é importante

Bom na última postagem comentei sobre os trilhos que iriam ser utilizados na maquete. Porém como o trabalho foi iniciado no período de dezembro/2010-janeiro/2011, muitas das lojas que estou habituado a comprar estavam em férias. O que fazer? Uma medida que recomendo somente se tiver a certeza absoluta do que esta fazendo: "moldes".
Foram feitos moldes inicialmente em jornal das curvas tomando medida raio mínimo de 360 mm, menos que isto temos problemas sérios com material rodante. com os moldes na mão foi feito o desenho do traçado na mesa.
O que muitos fazem é fazer o traçado direto com os trilhos, mas tinha de confiar nos moldes inclusive dos amvs, sob a pena de qualquer erro por alguns centímetros poderia provocar um erro enorme multiplicando-se nas junções.

O mais importante da precisão era o fato de que iria utilizar eva de 3mm como base e iria preparar tudo sem os trilhos, inclusive com rampas e pontes. Valeu a pena o risco. pois entre o início da execução e o assentamento dos trilhos decorreram quase dois meses.
Uma vez definido o molde, os mesmos foram feitos em "papel paraná - 80", um tipo de cartão vendido em placas. Na foto abaixo estão moldes de raio 360 e 418 mm. Usei estas medidas pois eram compatíveis com trilhos flexíveis da frateschi. Posteriormente esta decisão foi acertada e util, pois acabei utilizando alguns trilhos rígidos da antiga "fênix".


Outra grande utilidade dos moldes foi a produção das futuras rampas, (estavam previstas duas rampas) e a base seria feita de chapa de fibra de madeira. (Nas fotos acima molde em papel paraná e abaixo suporte das rampas em chapa de fibra). Ao fundo da foto podem ver o traçado já riscado a partir do molde.