Tinha uma rampa no meio do caminho


Minha primeira experiência com rampas foi trágica. Ocorreu em minha segunda maquete. Fruto de uma tentativa de mudança do traçado, enfim marcou o seu fim.
A nova Ituty não poderia conter os mesmos erros, assim era prevista duas rampas, uma de entrada e outra de saida. Segundo o livro da Frateschi: Abc do ferreomodelismo, as rampas devem ter um angulo máximo de 3%, ou seja para uma elevação de 6 cm, precisamos de 2 metros.
Segundo os termos de referencias para ferrovias trens de passageiros em bitola estreita em regiões montanhosas devem ter rampas de no máximo 2,7%.
Resultado a nossa rampa deveria ter um acesso de dois metros para uma elevação de 2,7%. O primeiro passo foi a montagem das bases para elevação. Foram feitas de MDF em medidas com intervalo de 0,5 cm que suportariam a placa de madeira de fibra. A primeira parte com afilamento de 0,1 mm.
A rampa em curva tinha de ter um bom grau de acerto sob a apena de descarrilamentos o que ninguém quer em sua maquete.
A primeira foto apresenta a colocação dos pilares de mdf.
A seguir foi colocada a rampa em fibra de madeira, observe que ela havia sido produzida a partir do molde em papel.
Além das rampas, parte do tração ocorria em fase elevada o processo foi o mesmo, de tal forma que o circuito interno possui 75% do mesmo em rampa ou em estrutura elevada. Um bom desafio que mostrou ser eficaz nos testes de linha.
A rampa já com EVA assentado.

A segunda rampa já foi mais divertida, resolvi montar uma estrutura em treliça ou em cavalete. O modelo partir da Centro-Oeste. Assim com madeira filetada la foi uma tarde de trabalho bastante divertida. neste dia descobri outra novidade que será colocada no próximo post.
O produto final rampas prontas inclusive com o EVA assentado.