Trilhando os caminhos da oxidação, e viva a ferrugem.

Em alguns posts sobre o projeto comentei que a extensão total envolvia 30 metros de trilhos. para tal seria necessário saúde para dar e vender e principalmente dinheiro no bolso.
Assim optei por recuperar trilhos já utilizados nas versões anteriores, e olha que são trilhos decenários.
AMVs são complicados, agulhas que não respondem, bobinas com problemas, eixo de movimentação comprometido, de tal forma que consegui recuperar apenas 4 amvs. os demais seriam novos.
Quanto aos trilhos, um pouco de cola, brita, e muita oxidação com óleo. péssimo para condução elétrica. A solução, polir a parte metálica, e recuperar a parte plástica dos dormentes.

Os trilhos frateschi code 100 são bons pretos. O ideal seria uma cor próximo a ferrugem. Então a solução encontrada foi utilizar um polidor com auxilio de uma micro retifica sem fio, que apesar da menor rotação que a com fio 10.000 contra 30.000) deu conta do recado.
Existe um acessório de polimento feito a base de feltro colado que absorve o polidor e atrita bem o trilho.
Em seguida foi colocado uma mascara nos trilhos e uma pintura com Decorfix cor "ferrugem". Pronto tira a ferrugem de um lugar e passa para outro.
Duas observações, o trabalho é simples, mas a quantidade de trilho e o uso de mascara de pintura deixa-o demorado.
Quanto as trilhos flexiveis, basta desmontá-los, pintar e remontar.
Na foto acima você pode ver o antes e o depois. O da esquerda voce observa o trilho oxidado e dormentes pretos, no da direita após polimento e pintura com aerógrafo.

Na foto acima o polidor de metais é conhecido de todos, fabricado na terra no "nossos hermanos", a ponteira da retifica verde do cobre oxidado e um bom algodão para limpeza final.
Pintura dos trilhos flexíveis.