E que se faça a luz.


A segunda metade começou, a semana de carnaval permitiu um bom avanço no projeto, terminei alguns detalhes decorativos e comecei a parte elétrica. A grande novidade desta maquete foi a ideia da gaveta de controle. Feita em MDF e chapa de fibra, me permitiu uma grande gaveta de oitenta centímetros por quarenta. Com sistema de trilhos retrateis corre fácil. Julgo aqui um projeto mais complexo pois todas as conexões serão feitas e conectadas com a mesa através de conectores DB25. Assim vou usar dois conectores e 50 conexões disponíveis. Assim qualquer problema basta desconectar os cabos de uma única vez. Vai ficar um show.



Outra coisa que resolvi fazer foi um painel indicativo de desvios e luzes. Assim pelo painel posso verificar qual sinal ou luz esta ligada e qual acionamento de desvio foi ativado.
Na primeira foto você pode ver o chaveamento feito em um desenho da maquete e na mesma foto acima outros mapa onde os pontinhos são leds indicativos.
Foram utilizados Leds vermelhos e verdes. As luzes são alimentadas por corrente continua alimentadas do controlador, e os desvios são alimentados por corrente alternada. Feito os cálculos os leds receberam resistores de 680 ohms e 1000 ohms, sendo que na corrente alternada utilizado diodos para manter o fluxo de energia em sentido único e não fazer o led cintilar.
Bom ja da para ver que o volume de solda será enorme e pelo andar da carruagem, alguns meses me separam do final da parte elétrica.

Na foto esta a mesa de controle retrátil ainda sem os controles de amvs, dimmers de luz, e os controles de trilhos (um digital e um analógico). O controle digital para as locomotivas e o analógico como fonte de alimentação e desvios.
A sugestão de compra para chaves é você procurar uma loja de componentes eletrônicos, uma micro chave deve custar algo em torno de um real no máximo, inclusive as de seis pólos usadas para inversão de polaridade. Já os leds hoje devem custar de cinco a dez centavos. Outra coisa importante no início da parte elétrica: "planejamento", não improvise, dedique-se a fazer um projeto elétrico, compre tudo que precisar e deixe a mão, ai com calma você não terá surpresas chocantes.