Emaranhando os fios na solda quente.




Segue a saga da parte elétrica. Nos posts anteriores relatei o que já havia proposto, uma mesa de controle retrátil. Mas ao pensar em manutenção, ajustes e mesmo o fato dela correr surgiu a idéia de se criar um sistema de conexão. Em que pese que nas contas terei mais ou menos 100 conexões de fios.
Outro desejo meu era ter uma mesa com controle e leds, afinal pela mesa você poderia monitorar todo o funcionamento. A opção foi por leds de 3 mm, alimentados pelas mesmas chaves que iriam controlar a mesa. na foto ao lado pode ver visto o tampo da mesa de controle, as chaves de comando e os respectivos leds e suas resistências. apesar de achar que vai dar mais trabalho, deixei as pernas dos leds e resistências longas, pois qualquer coisa pode-se reparar uma soldagem e unir varios leds em paralelo sem muitos fios.


A próxima fase foi identificar todos os cabos e fazer um sistema de isolamento dos fios. A pretensão era usar fita isolante líquida, porem depois de muita procura em lojas de material elétrico não encontrei, segundo uma loja, o tal isolante havia sido tirado do mercado por falta de normatização. Bom a sugestão dele foi usar silicone, afinal era apenas isolamento, a tensão é muito baixa e o silicone trabalha a uma temperatura de -20 a +150ºC. Então la foi o silicone. Aparentemente deu certo. Pelo menos o problema foi resolvido.


Passado este problema voltei ao outro os conectores, inicialmente tinha pensado em usar cabo flat para computadores afinal possuem 40 vias, porem não encontrei o conector macho. O mais fácil foi o conector DB25, este você encontra fácil e preço bem baixinho. Um conector custa na faixa de pouco mais de um real e a capa também.



Assim optei pelo DB25, na mesa de controle o conector macho e na maquete deve ser os conectores fêmea.
A grande vantagem é que poderá desligar a mesa de controle e retirá-la caso você precise de manutenção ou troca de fios, enfim vai ficar "show de bola".
Bom o resultado final foi uma ligação prática e funcional, apesar da quantidade de soldas necessárias no conector, mas vale a pena.
No final o conector poderá ficar embutido no interior da mesa de controle, utilizando fios 0,20 mm os 25 pares de fios ficaram bem acomodados no conector, e a vantagem como foram numerados, basta repetir a numeração no outro conector.