No fim uma luz para começar.





Bom depois de muito soldar, a mesa de controle pode se dar como quase concluída, agora são arremates. Após a ligação dos LEDs, parti para a colocação das chaves. de acionamento da maquete.
Coloquei uma chave geral tipo caça. Como já tive outra maquetes, gosto de colocar uma chave geral, pois você pode desenergizar a maquete com um toque, com a vantagem de ter um led de alerta. Impossível esquecer a maquete ligada.


Outra providencia que gosto de colocar são os Dimmers, sobre a mesa de controle existe uma luminária (no teto) e gosto de regular a intensidade de luz, a mesma coisa com a iluminação da maquete. Faço isto pois você pode regular a intensidade de luz de acordo com o seu gosto, e acho que fica mais agradável. Para você construir um dimmer de 12 volts, você precisa de um TIP (transistor 41 ou 42) e um potenciômetro deslizante ( de 5 ou 10 kohms). Se quizer construir você encontra diversos esquemas na internet. Na primeira foto você pode ver os potênciometros, um verde, um branco, outro branco (da esquerda para a direita).
Assim termina a saga da mesa de controle, o verso todo isolado e a frente pronta. Agora é só colocar na maquete. Existe a luz no fim do túnel.