Solda quente sem embaraço.




Finalmente esta semana terminei as soldas da mesa de controle. A mesa ficou com três conectores DB25, todos cheios. Ou seja foram 75 fios soldados, etiquetados, identificados e outros ados. Finalmente tive a oportunidade de testar o funcionamento dos leds e o acionamento dos desvios.

Nos posts anteriores já havia comentado, mas o que foi feito é o seguinte.
A saída (verde e amarela) do controlador da Frateschi é de 16 volts em corrente alternada. Ela é ligada ao protetor de desvio cuja função é produzir um pulso de acionamento evitando a ligação direta da bobina, protegendo-a. Por ser corrente alternada liguei diodos para impedir o retorno da corrente e leds com resistores (led verde com resistor de 1000 ohms). A corrente do Led é cerca de 15 mA, como a tensão de alimentação é de 16 volts basta calcular. Existe um site muito bom que permite o calculo. Visite o site py2bbs.
Bom na foto ao lado você pode ver o resultado da proeza, ao acionar a chave do desvio os leds indicam qual a direção do desvio.



Hoje o trabalho todo foi este, soldar todos os fios dos desvios aos leds, testar o funcionamento e ligar no conector DB25.
Dou um conselho, se você acha que isto tudo irá virar um "bolo" de fios, acredite, vai virar, massssss, se você planejar, identificar todos os fios, anotar tudo que você fez, beleza, na verdade você vai ver que é super fácil, você gasta um pouco de tempo, mas o resultado é fantástico.
A mesa de controle foi dividida em duas, então na semana anterior foi feito um trabalho semelhante porem dos acionadores da sinalização, iluminação, postes etc. Ai entra a importância do planejamento, todo o trabalho de iluminação e sinalizadores foi feito antes mesmo de instalar na maquete. Planejar é preciso.