Sinal de vida na Ituty



Caros amigos esta semana muito trabalho na Ituty, as ligações e instalação de postes e sinais é trabalhosa. Assim la se vão o postes de sinalização, 3 anões de linha, 4 postes de estações, 8 postes de iluminação de rua, mais duas praças e todas as construções para iluminar. O chicote da mesa já instalado no mesmo modelo dos anteriores. As vezes até eu admiro como esta funcionando se problemas, acho que todo o esforço de planejamento está sendo gratificado agora. Bom nem tudo são mar de rodas.



Os postes de sinalização eram ligados em linha, porém ao ligar em fonte de 12v, independente da linha, simplesmente queimaram (dois foram nesta brincadeira). Mas.... nem tudo foi perdido, ao analisar o postinho vi que o led poderia ser trocado, e até com rapidez consegui trocar.
Na foto você pode ver que um par de fios esta soldado ao led, assim bastou desoldar, e retirar o led queimado, substitui-lo por outro e dar um acabamento com tinta acrílica preta.
Bom depois do pequeno contratempo ai vai a dica, coloque um resistor.

Coloquei um resistor de 680 mohms que reduz a voltagem para 2 volts e pronto, ficou perfeito. Na foto ao lado você já pode ver o postinho com a lampada trocada. Se ainda tiver dúvida coloquei um post sobre leds e cálculo de resistores e voltagem. Por via das dúvidas coloquei resistores em todos os postes e anôes.
Assim a previsão é de que mais uma semana tudo esteja conectado, ligado, testado e principalmente funcionando a todo vapor. Assim poderei afirmar que a fase 2 (parte elétrica finalmente haverá concluído). Assim a melhor parte irá ficar pro final, que é o acabamento e retoque. A previsão será que em no máximo dois meses ela esteja totalmente concluída.