Uma maquete por muitos fios. O fim do desa-fio.


Foi trabalhoso, principalmente no final. Esta pode ser a frase que resume o trabalho do último mês.Vários finais de semana, de trabalho initerrupto, inclusive nesta última semana. Quando iniciei o projeto da parte elétrica, o mesmo era funcional, mais limpo que as ultimas maquetes e tudo transcorreu bem até esta semana. Tive alguns contratempos, lâmpadas queimadas, poste que não respondiam, acidentes (ao fazer um corte para passar a fiação na mesa de controle com uma micro retifica, os fios enrroscaram e quase ranco os cabelos junto com os fios), mas..... no final, dei por concluída a parte elétrica. E posso falar, tudo esta funcionando.




De tudo o que foi mais trabalhoso e que deu menos problemas foi a parte mais complicada: "a mesa de controle". A parte mais fácil e que deu mais problemas foi a passagem dos fios sob a maquete, nao que fosse algo complicado, mas pequenas falas de contato, que as vezes irrita.

Bom nem tudo foi sofrimento, na última hora resolvi sonorizar a maquete, no lugar de sons nas locomotivas, tenho alguns sons que havia produzido como sons de fundo de estação, com conversas, embarques, loops de locomotivas e até sons de locomotivas g12. Estes sons estão em um PalmTop, fica prático sobre a mesa assim voce pode escolher rapidamente com um toque na tela o som. Na mesa coloquei um pequeno amplificador com dois auto-falantes sob a mesa.


Antes que alguem fale, mas não é som na locomotiva, eu digo que sei, mas o som de fundo com conversas e sons da cidade da uma dinâmica para a maquete, pois quer queira quer não as locos já possuem. Mesmo que venha a trocar o DCC das locos e instalar DCC com som, pretendo deixar o sistema de sonorização.

Assim o desafio da parte elética envolveu, 150 metros de fio 0,20 mm, 20 chaves tipo mini alavanca sendo 4 com inversao de polaridade e 6 contatos, 10 postes de linha, 10 postes de rua de iluminação, 6 postes de praças para iluminação das estações, 9 comandos duplos de AMVs, cerca de 50 leds, 50 resistores, 6 conetores DB25, um tubo de solda, muitas ferramentas, alicates de corte, descascador de fio (recomendo os mais caros, pois este realmente funcionam) , muita paciência. SAbe quanto fica isto tudo? Não tem preço ao ver sua maquete funcionando.