VCD


O padrão de vídeo VCD foi criado em 1993 e lançado comercialmente no final deste ano nos Estados Unidos, Europa e Japão. O VCD foi a segunda tentativa de estabelecer um padrão digital de disco óptico para filmes após o Laserdisc - suas vantagens eram o disco ser um CD comum de 12 cm de diâmetro como os CD de áudio. Na época, aparelhos VCD Players e filmes em disco eram vendidos em lojas, mas o formato não pegou, sendo rejeitado por consumidores e pela industria do cinema pois os primeiros drives Gravadores de CD chegavam ao mercado também nesta época e era relativamente fácil copiar os discos que não tinham nenhum sistema de proteção. Este padrão foi abandonado pelos atuais DVDs e posteriormente os Blu-Ray que dominam o mercado.



Mas o que tem isto a ver com o ferreomodelismo? Acontece que muitos equipamentos reproduzem VCD e a gente as vezes até esquece. Por ser uma tecnologia já não mais usada, todos abandonaram seus aparelhos, semelhante ao que aconteceu com os velhos VHS. Assim tinha em casa um CD Player, aqueles antigos Discman, abandonado na gaveta a muito tempo e por algumas vezes quase foi para o lixo. A razão é simples um aparelho que não se usa mais, e você encontra no mercado livre por 10 reais. Só a fonte custa isto hoje. E ao olhar o aparelhinho eu vejo que ele reproduz Videos do tipo VCD.
Por outro lado as vezes parecem "visitas" maquete e todos ficam perguntando como é que foi feito. Então surgiu a ideia, porque nao fazer um videoCD com a historia da criação da maquete. Hoje existem diversos editores de vídeo rápido assim em dois tempos fiz um vídeo.
O segundo passo foi montar e ai aproveitei uma coisa, o monitor de cãmera que instalei na maquete (se você não viu clique aqui para ver como foi feito) possui duas entradas. Uma direta e outra automática. Assim liguei a câmera na direta e o VCD na automática. Quando liga-se o VCD o monitor comuta sozinho.
Pronto agora as pessoas podem sentar um pouquinho e assistir na mesa de controle o video da construção da Ituty.
Muita parafernália? Até acho que sim, mas como a brincadeira custou o preço de um CD, valeu a pena a diversão além do valor agregado a maquete.
Para apresentar o resultado final, estou postando um vídeo da mesa de controle.