Ferrovia Qinghai-Tibet


A ferrovia Qinghai-Tibet na China, concluída em Outubro de 2005, esta no livro Guiness Records, é o ferrovia mais alta do mundo. A maior parte da linha 1956 km de extensão encontra-se 4.000 metros acima do nível do mar, com o ponto mais alto atingindo uma altitude de 5.072 metros. As cabines do trens são pressurizadas e existe um fornecimento de oxigênio para evitar o desconforto.

A ferrovia enfrentou desafios como 550 quilômetros previstos no permafrost. O permafrost é constituído por terra, gelo e rochas congelados. e no verão em alguns locais, torna-se um solo pantanoso, uma vez que as águas não são absorvidas pelo solo congelado. Assim foram necessárias 675 pontes, sendo o caminho de ligação entre o Tibet e o resto da China.

Há 44 estações, entre elas a Montanha Tanggula estação ferroviária, a 5.068 m mais alto do mundo. O projeto envolveu mais de 20.000 trabalhadores e mais de 6.000 peças de equipamento industrial, e é considerada uma das grandes realizações da China do século 21. Ficam aqui algumas fotos e vídeos desta ferrovia a "mais alta do mundo".