18º Encontro de Ferreomodelismo


Maior evento da America Latina., este foi o "mote" do 18º Encontro de Ferreomodelismo Frateschi,  Segundo os organizadores, três mil visitantes passaram pela Estação Cultura em São Carlos (SP). O evento reuniu mais de 20 maquetes.

O encontro existe há 20 ano e foi a  sexta edição realizada em São Carlos. O espaço é único, com uma ampla plataforma que comportou com tranquilidade expositores e visitantes.
Destaque para a Valene do José Balan Filho, que retorna a São Carlos com sua Hiper, Mega, Super, maquete, que segundo ele não está pronta. E olha que ela já deu as caras em 2012, o último encontro realizado em São Carlos.
A estação ferroviária de São Carlos foi inaugurada em 1884 pela Companhia Rio Claro de Estrada de Ferro. Esta Companhia estendeu o caminho do café interior adentro, sendo elemento determinante para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural da região.
No início do século XX, já sob administração da Companhia Paulista, a estação foi reformada e modificada, sendo reinaugurada em 1908. É um dos mais importantes patrimônios preservados no Município, tendo sido tombado em 2016, e é considerado patrimônio da população do Estado de São Paulo, estando em processo de tombamento pelo Condephaat.

Veja como foi o encontro de Ferreomodelismo