Sem truque e com tração.

Todo ferreomodelista que possui locomotivas a vapor já deve ter passado por esta experiencia em especial quando existem rampas no traçado. De repente ela perde tração. Nas locomotivas da Frateschi existe uma pequena borracha de tração localizada no tender. Assim não é raro a borrachinha ressecar, as vezes pelo contato com solventes ou mesmo atrito com a linha. Assim vez ou outra preciso trocar a borracha de tração. Porém sempre pensei em uma alternativa, pois não é sempre que você tem as borrachas em estoque.


A alternativa mais prática que achei e comecei a usar foram borrachas ortodônticas. Quem já usou aparelho corretivo de dentes já deve ter visto que são usados alguns elásticos que possuem diversas medidas e espessuras. Assim procurei alguns e testei e achei alguns cuja espessura eram muito boas. Apesar de serem menores, são bastante elásticos e como são muito baratos, da para trocar sem grandes preocupações. usando duas pinças e um explorador odontológico da para se sentir quase que um dentista ao colocar os elásticos. 
Não existe segredo, se dobrar umas puxadinhas colocam ela facilmente no lugar. A única diferença que as borrachas da frateschi são sulcadas, mas aparentemente não faz diferença e no meu caso a tração parece que ficou até maior. Então fica ai a sugestão.
Estou colocando algumas fotos para ver o processo de colocação.

A fotos abaixo a borracha original e o elástico ortodôntico.

O tender sem o elástico no rodeiro de cima.

A colocação do elástico.

O material usado uma pinça e um explorador. 

Teste de rodagem do tender sem o truque de acabamento, rampa com 2.5 %.