A era do Gesso. Gipsita e Poliestireno, a dupla que domina.


A era do Gesso é obvia, em algum momento fica tudo branco. Rampas e túneis envolviam a dupla. Uma técnica que aprendi em outra ocasião era a produção de curvas de nível cortadas, coladas e acabadas. utilizei esta técnica com um cortador de isopor construido a partir de um ferro de solda com ponteira de 10 centímetros em cunha.
Porem o arcabouço foi construído com tiras de um polímero que tinha em bastante quantidade em casa. ( A filosofia dos 3Rs).
Assim a estrutura maior foi construida e os demais relevos com poliestireno.

Algo que irrita bastante na era do gesso é que uma vez feita voce não tem como tirá-la do tablado. Estou testando um sistema modulado. a idéia é construir módulos que estão livres que podem ser tirados, pintados, feita a manutenção, somente no acabamento final você retoca as emendas. Já tinha visto isto em um texto informativo, mas não desta magnitude.
Você vai perguntar qual a vantagem, para mim duas, você pode construir e detalhar fora do tablado, envolvendo ai pintura. e a segunda vantagem manutenção. Qualquer problema voce desmonta e monta novamente.
Apesar de não a hora da postagem vou colocar uma foto de uma amostra de teste para que compreendam o conceito, depois explico como fazer.

Na foto acima o início da construção dos túneis, antes da aplicação da gipsita.



Auge da era do Gesso, parece bolo de aniversário mal feito, haja branco total. No canto superior direito um "canto" e a concepção do sistema modular pode ser vista na foto abaixo, quanto a mesma estava em teste de acabamento.
O mesmo canto foi usado para um teste de pintura e acabamento, a vantagem do sistema modular é esta, todas as peças de relevo feitas com gesso podem sair para receber o acabamento, depois voltam para o seu local definitivo. O único problema, tem muita coisa ainda por fazer.